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Consumidores e empresas podem ajudar os negócios locais na crise

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Os pequenos negócios serão um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Mas, para além das políticas públicas destinadas a microempreendedores e profissionais autônomos, a sociedade pode dar apoio à sobrevivência desses negócios.

Especialistas e empresas indicam uma série de ações das quais consumidores, grandes indústrias e outros segmentos podem lançar mão para ajudar os negócios locais a atravessar a crise. São iniciativas como as listadas abaixo, e que vão de comprar produtos e serviços com antecipação a ampliar o crédito.

Consumidores
- Comprar um vale para usar em um restaurante depois da quarentena
- Participar de ações como cliente-amigo, em que o nome é exposto em um mural de agradecimento na parede do estabelecimento
- Incentivar artistas ou influenciadores digitais a promover sorteios e rifas para jantar com um fã em um restaurante local e dar a renda ao estabelecimento
- Pedir delivery de restaurantes locais
- Não pedir a devolução de ingresso de apresentação adiada. Espere novas datas
- Participar de clubes de fidelidade, com acesso a descontos e prioridade na compra dos próximos espetáculos
- Substituir aulas de informática ou de idiomas e consultas de terapia por sessões virtuais
- Pagar antecipadamente por tratamentos estéticos, massagem e serviços para os cabelos e usar depois da crise. Inclusive pacotes de serviços
- Se precisar realmente fazer uma compra de comida ou medicamento na rua, optar por estabelecimentos de vizinhança. Isso ajuda, inclusive, a reduzir a circulação de pessoas
- Pagar antecipadamente por alimentos perecíveis que não podem ser estocados em casa, pré-combinando a entrega semanal
- Separar roupas que precisam de reparos e combinar, assim que for seguro, a coleta com profissionais da área
- Fazer uma doação (live donation) online durante aula ou apresentação de chef, professor de idioma ou instrutor de exercícios físicos

Setor Financeiro
- Prorrogar pagamento de dívidas de autônomos e pequenos empreendedores, inclusive nas linhas mais caras, como cartão de crédito e cheque especial
- Reduzir ou isentar de mensalidades e taxas de maquininhas de pagamento
- Criar oferta adicional de crédito
- Facilitar soluções digitais em que o pequeno empreendedor possa cobrar do cliente sem contato físico

Setor de tecnologia
- Incentivar e dar consultoria à operação digital dos pequenos negócios
- Dar visibilidade aos pequenos negócios nas plataformas de e-commerce
- Criar boas condições para a entrega dos produtos dos pequenos negócios pelos aplicativos de delivery, como gratuidade nas taxas
- Dar apoio financeiro aos entregadores que estão com coronavírus ou precisam ficar em isolamento

Grandes empresas e indústrias
- Patrocinar transmissões ao vivo nas redes sociais de profissionais autônomos e empresas menores, por exemplo de exercícios físicos e educação
- Promover cursos online gratuitos para sua cadeia. Por exemplo, segurança alimentar e higiene em bares e restaurantes
- Apoiar ações de microcrédito para negócios locais, com juros baixos e carência longa
- Estimular a doação de material de trabalho e insumos básicos para microempreendedores individuais
- Ajudar na logística de transporte de produtores do interior
- Suspender temporariamente ou dar descontos no valor de serviços, como telefonia

Fonte: O Globo
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