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Importância do treinamento para o comércio varejista

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Desde que as redes sociais ganharam espaço na rotina das pessoas, é possível notar o impacto que isso gerou no comércio em geral. Hoje quando uma pessoa quer comprar algo em uma loja desconhecida, ela busca indicações e comentários em Facebook, Instagram, Google, entre outras ferramentas online que estão disponíveis.

Mais importante do que a forma que a empresa utiliza as redes sociais para divulgações, estão os depoimentos de clientes. Com o acesso a informação, as pessoas estão cada vez mais críticas, de uma maneira positiva.

Quando seu cliente entra na sua loja, ele busca um conjunto de comodidade, desde o acolhimento feito no primeiro contato, até a qualidade do produto.

Tenho contato com o ramo comercial a mais de 10 anos, e não é raro ouvir casos positivos, onde o próprio cliente cita que deixou de comprar em um lugar mais barato (internet por exemplo), por gostar da maneira e atenção como é tratado.

É fato: todas as pessoas gostam de uma atenção especial no momento de realizar suas compras.

Alguns casos de mau atendimento se tornam virais nas redes sociais, alcançando pessoas do Brasil inteiro e impactando de forma drástica nos negócios. Um caso do meu conhecimento, é onde houve a cobrança de uma taxa abusiva de um cliente, ele questionou, porém o restaurante não retirou a cobrança, ele simplesmente fez o pagamento, e assim que chegou em casa postou a foto do cupom fiscal destacando a cobrança e explicando o caso. A publicação se tornou viral na região, gerando cerca de 3 mil compartilhamentos, além da enorme quantidade de comentários negativos.

É comum na cidade as pessoas falarem que não vão e não indicam esse restaurante. Ele continua aberto, tem clientes, porém se não houvesse esse marketing negativo, seria capaz de alcançar um publico muito maior, e expandir os negócios.

Assim como o mau atendimento gera impacto, oferecer um bom atendimento atrelado a boa qualidade do produto, pode gerar resultados positivos para empresa.

Em uma pesquisa de mercado realizada com 1.039 consumidos do centro da cidade de Bauru, SP, 84% responderam que levam em consideração os comentários de satisfação ou insatisfação de seus amigos ou familiares.

Os pequenos comércios esquecem que para crescer, é necessário investir, e não somente em estoque, mas principalmente na maneira que irá apresentar os produtos, divulgar e atender. Hoje existe a necessidade de mostrar um diferencial, não ser igual a loja de departamento que oferece o mesmo produto com um preço menor.

É necessário ter aquela característica marcante, de uma maneira positiva, que fará o cliente sair da sua loja com vontade de contar para família inteira o que encontrou, comentar no Facebook a qualidade do produto, postar no Instagram sobre a nova aquisição.

Existe uma linha tênue entre o bom atendimento, e aquele atendimento de insistência. Por isso da necessidade cada vez maior de treinamentos personalizados, para atender não somente o seu público, porém para trabalhar também a necessidade da sua equipe.

Na teoria, parece existir uma fórmula mágica do bom atendimento, porém cada comércio exige uma maneira de trabalho, uma forma de abordagem e atenção diferente. Por isso não adianta acreditar que seguindo pequenos passos disponíveis para um bom atendimento na internet, todos os seus problemas estarão resolvidos. É importante ajustar a necessidade do seu público, alinhado a sua necessidade de vendas. Não é algo feito do dia para noite, demanda tempo e disposição, coisas que as vezes os comerciantes não enxergam como prioridade.

Somente no momento que os comerciantes começarem a enxergar a necessidade de sair da zona de conforto, investir em desenvolvimento humano e na modernização, é que haverá maior crescimento.

Fonte: Administradores.com
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