NOTÍCIAS

ACIP


Vendo e não vejo a cor do dinheiro. O que estou fazendo errado?

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Talvez esta seja a sensação de alguns empreendedores: a empresa vende, mas o empresário não consegue ver a cor do dinheiro, ou pior, não sabe se está tendo lucro ou prejuízo. O que está errado, então? Onde está o problema? Qual a solução?

Para resolver este “problema” ou “sensação” algumas ferramentas e controles são fundamentais na gestão financeira da empresa, sendo ela comércio, indústria ou prestação de serviços – principalmente nos pequenos negócios, onde os recursos são limitados e o empresário, na maioria das vezes, faz quase tudo sozinho.

O controle de caixa registra todas as entradas e saídas de recursos, ou seja, todos os recebimentos em dinheiro, cheque, cartão de crédito/débito, crediário, versus os pagamentos, fornecedores, impostos, aluguel, água, energia elétrica, comissões, salários, etc. Controle fundamental para saber de onde vem o dinheiro da empresa e para onde ele vai, onde está sendo gasto ou aplicado.

Fazer a projeção desses recebimentos e pagamentos para as próximas semanas ou meses proporcionará ao empresário visualizar com antecedência possíveis faltas ou sobras de dinheiro, dando condições para buscar soluções e/ou alternativas para resolver esses problemas, como por exemplo, antecipar recebíveis, negociar pagamentos ou promover novas vendas para a entrada de dinheiro. Essa ferramenta se chama “fluxo de caixa” e serve para verificar se a empresa terá dinheiro para pagar seus compromissos.

Outra informação vital para a empresa é identificar se está tendo lucro ou prejuízo, resultado que não visualizará no caixa da empresa nem no seu fluxo de caixa. Será preciso outra ferramenta: o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), como o próprio nome diz, demonstra esse resultado. O DRE também servirá para visualização e estabelecimento de indicadores que auxiliarão na gestão do negócio, tais como, lucratividade, custos e despesas, fixas e variáveis, além da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio, vitais para planejar, controlar e medir seu desempenho.

Formar o “preço de venda” corretamente é outro fator determinante para a viabilidade da empresa, pois o preço ideal é aquele que cobre todos os custos e despesas, gera lucro para o negócio e ainda é compatível com o mercado, ou seja, é competitivo em relação a concorrência. O preço de venda errado faz com que a empresa tenha venda, mas essas vendas não serão suficientes para cobrir os custos e gerar lucro.

Todas essas ferramentas, controles e metodologias são pré-requisitos para o boa gestão financeira, contribuindo para tornar o negócio viável, rentável e perene.

Fonte: O Estado de S.Paulo
Últimas Noticias
90% dos pais são influenciados pelos filhos quando vão às compras

Eles não têm renda, conta bancária ou cartão de crédito. Mas são os grandes influenciadores na compra de supermercado. Têm até o poder de vetar marcas. É uma constatação que pode soa...

Governo lança MP para estimular regularização de dívidas

O presidente Jair Bolsonaro lançou nesta quarta-feira (16) uma MP (medida provisória) para estimular a regularização de dívidas de contribuintes com o governo federal por meio da negociação de débitos ...

Saiba o que muda no seu negócio com a Lei da Liberdade Econômica

A Lei da Liberdade Econômica, sancionada em 20 de setembro, traz medidas para diminuir a burocracia ao abrir e gerenciar um negócio. Não são itens pensados apenas para o pequeno empreendedor, mas que afetam diretamente esse segmen...