NOTÍCIAS

ACIP


Casais tem vantagem se fizerem duas declarações de Imposto de Renda

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Antes de decidir o que é mais vantajoso para o casal, o ideal é fazer uma simulação considerando as declarações feitas individualmente ou em conjunto, avalia Richard Domingos, diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil.

Isso porque a resposta depende de uma série de variáveis, como composição de renda e dependentes.

Se um dos membros do casal não tiver renda, então é melhor declaração conjunta. Isso porque o titular de declaração pode abater, além dos R$ 2.275,08 por dependente legal, as despesas e doações efetuadas do parceiro.

Se ambos tiverem renda, a dica é o cônjuge que ganha mais utilizar os abatimentos legais, enquanto o outro pode recorrer ao desconto simplificado de 20% (limitado a R$ 16.754,34).

A mesma regra vale para famílias com filhos que trabalham. Mesmo que eles ainda possam ser considerados dependentes, se tiverem renda própria costuma ser vantagem não usar essa "dependência" e fazer declarações em separado dos pais.

É importante lembrar que, se no ano anterior a declaração do casal foi apresentada separadamente, não há como importar os dados das declarações individuais para apresentá-la em conjunto no Imposto de Renda de 2016. 

Fonte: Folha de S.Paulo
Últimas Noticias
Governo e Congresso discutem parcelamento de impostos

O governo e o Congresso já discutem a possibilidade de criar um programa de parcelamento dos impostos que estão sendo adiados por decisão da própria Receita Federal durante a crise do novo coronavírus.

A avalia&c...

Atividade do comércio tem maior queda em 20 anos, mostra Serasa

As restrições de mobilidade e o isolamento social impuseram ao varejo o pior resultado em duas décadas. Dados do Indicador de Atividade do Comércio apurado pela Serasa Experian mostram que as vendas no varejo apresentaram um recu...

Governo prevê para próxima semana liberação de crédito a empresas

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, afirmou nesta terça-feira (2) que o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) ...