NOTÍCIAS

ACIP


Dia dos Pais: comércio espera alta menor nas vendas neste ano

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

O movimento do comércio nas vendas para o Dia dos Pais deve ter crescimento menor do que o registrado no ano passado, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A CNC projeta uma alta de 2,1% nas vendas na data em 2019, já descontada a inflação, abaixo do avanço registrado nos dois últimos anos.

"Este será o terceiro ano consecutivo de crescimento, mas, levando-se em conta o desempenho dos últimos anos (3,6% em 2017 e 4,1% no ano passado), o setor ainda não retomou o ritmo de antes da crise", afirma a entidade.

A pesquisa aponta que os segmentos de hiper e supermercados serão o destaque positivo da data, com 40,4% do total de vendas. Em seguida, vêm o ramo de artigos de uso pessoal e doméstico, como utilidades para o lar e eletroeletrônicos (15,6%), e o de vestuário e calçados (12,9%).

Apesar do menor crescimento, a CNC estima que a data irá movimentar cerca de R$ 5,6 bilhões, o correspondente a 4,5% de todo o faturamento esperado pelo setor no mês de agosto. O Dia dos Pais é considerada a quarta data comemorativa mais importante do varejo.

Desemprego alto e economia fraca

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, mesmo que o crescimento das vendas não seja tão significativo, pois o consumo ainda esbarra na "lenta tendência de queda do desemprego e ociosidade no mercado de trabalho".

A Boa Vista também prevê um crescimento menor das vendas neste Dia dos Pais: de, no máximo, 1,5% ante uma alta de 2,8% no ano anterior. "O desempenho das vendas na data, assim, deve repetir a tendência observada nas datas comemorativas do primeiro semestre, quando o movimento do comércio frustrou as expectativas do varejo", avaliou.

Segundo os economistas da Boa Vista, o alto nível de desemprego, o aumento do endividamento e confiança reduzida estão segurando o ritmo de expansão das vendas, apesar das condições favoráveis do mercado de crédito.

Fonte: G1
Últimas Noticias
6 ações de um empreendedor altamente produtivo

Já passamos da metade de 2019. Em breve, haverá decorações natalinas por todo o lado, o ano vai estar perto de terminar e talvez você se flagre pensando que não conseguiu tirar do papel nem metade dos projetos que ti...

Governo corre contra tempo para aprovar MP da Liberdade Econômica

O governo vem concentrando esforços para colocar em votação no Congresso, nesta quarta-feira, a medida provisória 881, a chamada MP da Liberdade Econômica. Depois de ser aprovado pela Câmara na última semana , ...

Reforma tributária vai precisar enfrentar 66 tributos

O número total de impostos, contribuições e taxas no Brasil é controverso. Cruzamento de dados da Secretaria da Receita Federal e do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) aponta a existência...