NOTÍCIAS

ACIP


Use a criatividade e mantenha seus funcionários motivados

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Muitas empresas aproveitam dias temáticos para realizar eventos ou ações, proporcionando aos funcionários descontração, integração e quebra de rotina. Certamente, estas corporações já se deram conta da importância destas iniciativas. Mas você sabe por que?

Há tempos, satisfação no trabalho era segurança, carteira assinada e trabalhar dentro de sua especialização. Hoje, os colaboradores enxergam além: precisam de qualidade de vida, flexibilidade, ambiente harmônico, reconhecimento, um gestor motivador, desafios, entre outros diversos fatores que os direcionem ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Manter-se satisfeito diante de um mundo complexo como o atual não é uma tarefa fácil, mas deve ser o objetivo tanto de empresas quanto de profissionais. Promover momentos de descontração e confraternização entre os funcionários se tornou essencial, contribuindo para o sentimento de pertencimento e para a criação de um clima interno favorável ao trabalho em equipe, o que resulta na produção de resultados.

Encontre motivos para celebrações!

Qualquer conquista pode virar motivo para comemoração, independentemente da sua grandiosidade: o fechamento de um contrato ou um projeto aprovado. Vibrar com as pequenas e grandes vitórias traz boas energias para que todos continuem motivados a buscar resultados ainda mais ambiciosos.

Cada gestor pode usar a criatividade para implementar ações que tragam engajamento e injeção de ânimo no time, lembrando sempre de respeitar os valores e as normas da empresa. O ideal é identificar e propor iniciativas que serão bem-vindas naquele momento. Algumas podem ser bem simples, mas é certo que farão a diferença no humor da equipe:

- Happy Hours

- Festas temáticas

- Ação de voluntariado

- Rodas de conversas

- Trabalhos por projetos com funcionários de diferentes equipes

- Sistema de feedback 360º

- Campanhas de premiação

Sempre bom lembrar que satisfação e insatisfação são fenômenos causados por motivos distintos e que são diferentes para cada pessoa. A insatisfação é determinada pela carência de fatores extrínsecos ao trabalho, enquanto a satisfação é determinada pelos fatores intrínsecos ao trabalho:

Fatores Extrínsecos – eliminam insatisfação

- Recompensas financeiras

- Benefícios

- Promoções

- Apoio social

Fatores intrínsecos – provocam satisfação real

- Significância – entender qual é o propósito do seu trabalho e o quanto ele contribui para os objetivos da empresa

- Autonomia – ser responsável por uma parte importante do trabalho, podendo agir com independência

- Variedade – ser exposto a atividades diversificadas

- Identidade – conhecer qual é sua posição dentro da empresa e qual sua relação com os demais

- Feedback – Buscar o aprimoramento por meio do retorno sobre o seu desempenho

A área de RH pode ajudar a desenvolver ações, incentivando os fatores intrínsecos, ou seja, abrindo espaço para que os próprios funcionários organizem e usem sua autonomia para criar eventos que atendam às suas necessidades. A oportunidade propicia a implementação de um ambiente com colaboradores autênticos, motivados e produtivos. Num mundo extremamente competitivo, em que as empresas precisam se reinventar para sobreviver, contar com a fidelidade de seus talentos pode fazer a diferença entre vencer ou sucumbir.

Fonte: Administradores.com
Últimas Noticias
Receita vai premiar empresas boas pagadoras de impostos

A Receita Federal implementará um programa para premiar empresas que são boas pagadoras de impostos, dando prioridade a suas restituições, crédito tributário e atendimento.

Em nota divulgada nesta quinta-f...

63% trabalham com celular fora da empresa

Pelo menos seis em cada dez brasileiros costumam utilizar smartphones para fins profissionais mesmo fora do horário de trabalho. Por outro lado, mais de 70% resolvem questões pessoais através do aparelho durante o expediente.

...

Entenda como fazer uma boa gestão financeira na empresa

O setor financeiro de uma empresa requer muita atenção. É ele quem gere os recursos disponíveis, alocando e distribuindo para os demais setores. Uma gestão financeira eficiente é necessária para a sustenta&cc...