NOTÍCIAS

ACIP


A jornada para um ambiente de trabalho moderno

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

O ambiente de trabalho está em plena transformação. Avanços tecnológicos e mudanças na demografia da força de trabalho estão criando empresas com espaços mais fluidos, redefinindo a produtividade e estimulando as pessoas a trabalhar de maneira mais inteligente.

Conforme a média de idade da população aumenta, é possível ter cada vez mais até cinco gerações distintas convivendo em um mesmo ambiente de trabalho. Esse fenômeno produz uma mistura inédita de hábitos e maneiras de lidar com tecnologia, desde os usuários pesados de aplicativos de mensagens a pessoas que mal dominam o e-mail. Como vamos lidar com as expectativas de profissionais tão diferentes? Como vamos endereçar a questão da capacitação em novas habilidades? Como vamos inserir mais diversidade nas equipes? Essas novas pressões exigem que tenhamos um AMBIENTE de trabalho responsivo e moderno para atender expectativas de pessoas e negócios em constante mudança. Um estudo encomendado pela Microsoft ao IBOPE Conecta ouviu 1.500 profissionais brasileiros e revela que 90% dos profissionais consideram que um ambiente de trabalho moderno influenciaria sua decisão ao analisar uma proposta de emprego e 57% declaram que a tecnologia é um fator determinante na escolha de um emprego.

Diante dessa situação, acredito que precisaremos repensar a experiência de trabalhar. Quero destacar quatro pontos em que a tecnologia pode contribuir para empoderar profissionais nesse ambiente em transformação.

1. Criar uma colaboração “sem atrito” – O trabalho “centrado em mim” migrou para o trabalho “centrado em nós”. Equipes se formam continuamente para resolver problemas. Elas dependem de ferramentas que façam a colaboração acontecer de forma natural, sem que a presença da tecnologia se faça notar, para conectar pessoas em qualquer lugar, sem nenhum prejuízo à produtividade. No estudo Microsoft/Ibope Conecta, 70% das pessoas acredita que a tecnologia melhora a comunicação com colegas e gestores.

2. Oferecer uma experiência multidispositivos – A experiência do trabalho não está mais vinculada a um dispositivo: ela viaja com você. Todo dispositivo pode ser uma estação de trabalho. Hoje, para cumprir seus afazeres, as pessoas transitam entre computadores, smartphones e tablets. Com a internet das coisas, outros dispositivos também vão integrar essa experiência. O trabalho e a colaboração já acontecem onde o profissional está. Um exemplo: dos profissionais ouvidos pelo estudo Microsoft/Ibope, metade declara fazer reuniões remotas e 85% dizem se sentir confortáveis nessa situação.

3. Garantir proteção – Num mundo em que temos uma nuvem inteligente e uma fronteira de dispositivos inteligentes, o foco deve estar na proteção dos dados corporativos, que vão acompanhar os funcionários nos aparelhos que eles escolherem.  A proteção dos dados da empresa não pode mais ser pensada em termos de segurança do perímetro. As informações precisam ser protegidas com sistemas de identificação mais sofisticados e análise de dados para detectar padrões de comportamento e seus desvios. A segurança se adapta ao usuário – e não o contrário.

4. Transformar a cultura – O ambiente de trabalho moderno não é apenas o resultado da adoção de novas tecnologias e comportamentos. Ao permitir que a informação flua sem barreiras, ao possibilitar ganhos de produtividade e ao liberar o verdadeiro potencial das pessoas, o novo ambiente transforma verdadeiramente o negócio. Ele também é um catalisador de uma mudança cultural à qual as empresas têm de estar atentas para poder promover um ambiente de trabalho verdadeiramente moderno.

Na Microsoft, temos nos dedicado a entender essas dinâmicas do trabalho para desenvolver tecnologias capazes de ajudar as pessoas a terem uma vida profissional mais agradável e, ao mesmo tempo, bem mais produtiva. Estamos trabalhando para fornecer comunicação contínua e uma experiência que flua naturalmente por vários dispositivos. Tudo isso mantendo os ativos da empresa protegidos com segurança inteligente. Essa é a nossa visão de um ambiente de trabalho moderno.

Paula Bellizia é Presidente da Microsoft Brasil

Fonte: Estadão
Últimas Noticias
Receita vai premiar empresas boas pagadoras de impostos

A Receita Federal implementará um programa para premiar empresas que são boas pagadoras de impostos, dando prioridade a suas restituições, crédito tributário e atendimento.

Em nota divulgada nesta quinta-f...

63% trabalham com celular fora da empresa

Pelo menos seis em cada dez brasileiros costumam utilizar smartphones para fins profissionais mesmo fora do horário de trabalho. Por outro lado, mais de 70% resolvem questões pessoais através do aparelho durante o expediente.

...

Entenda como fazer uma boa gestão financeira na empresa

O setor financeiro de uma empresa requer muita atenção. É ele quem gere os recursos disponíveis, alocando e distribuindo para os demais setores. Uma gestão financeira eficiente é necessária para a sustenta&cc...